terça-feira, 23 de novembro de 2010

Confiança no casamento

A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.
(Carlos Drummond de Andrade)

Sim, eu sei, deveria ter me dignado a postar durante as minhas férias de família e durante a minha transição no emprego. Blogueira desnaturada que não conseguiu conciliar casa, trabalho, familia e o blog! Ok, já me auto-flagelei! Chega né?


Bom diaaaaaaaa!!!!

O post de hoje é dedicado à confiança.
Sabe aquele negocinho que vc não dá nada por ele, mas que se vc perde, pra
recuperar é muito difícil? Bingo!
No casamento, a confiança é um dos maiores alicerces, juntinho do respeito. Sem confiança não tem como sustentar uma relação. Acredite no que eu digo, vc não gostaria de estar em um relacionamento em que cada um dos seus atos sofrem constantes verificações. Um esposo que não consegue ficar em paz quando seu consorte diz: "Hj vou ter que ficar até mais tarde no trabalho.", é uma pessoa atormentada e infeliz, que transporta para o relacionamento uma carga negativa complicada de se lidar.
Mas, e se, no casamento, alguém fez algo que culminou na quebra da confiança do outro? Há como recuperar algo tão importante?
Bom, meus caros, confesso que a resposta de todas as perguntas eu nào tenho. Mas tenho mais perguntas, para ajudar:

- Vc sente, mesmo após o que quer que tenha acontecido, que a pessoa que está com vc tem um caráter bom?
- Vc enxerga nos atos do seu consorte: arrependimento, desejo de reparação, mudança?
- Vc acredita que seu relacionamento pode voltar a ser saudável?
- Após decidir o que quer fazer a respeito, está em paz consigo mesmo?
- Pergunte ao seu íntimo: vc já fez algo semelhante a qq pessoa?
- E por último, não por isso menos importante: vc ama de verdade a pessoa que está com vc?

Há pessoas que dizem que confiança é um cristal, ou seja, uma vez quebrada, jamais se recuperará. O que existiu um dia, fazia sentido dentro de uma realidade. Quando há a quebra da confiança há uma mudança da realidade. Sob esse aspecto eu concordo que não dá pra dar "undo" na relação e tudo volta a ser o que era antes. Quebrou, quebrou. Junta tudo e cola de novo. Pode ter até o mesmo formato, mas não tem a mesma beleza. Pode ter a mesma função, mas não tem como encobrir os riscos dos cacos colados. E haja cola pra colar né não?
Em outras palavras: pode ser que aquele vaso de cristal que se quebrou não tenha mais conserto, se o que vc quiser é o velho vaso de volta.
Mas, brincando de advogado do diabo (adoooooro)....
Seguindo a mesma analogia, o cristal é um tipo de.... vidro. O vidro é um material perene - vc encontra nesse mundo peças de vidro mais velhas que Matusalém, boazinhas pra usar ainda! Outro detalhecito: vidro é 100% reciclável. Estabacou-se o vaso? Virou tudo caquinho? Tem jeito sim sinhô!

Junte o que sobrou, leve a um lugar seguro, adicione fogo forte, e eis que o cristal volta a ser líquido... E aí, meu bem, podemos dar a ele a forma que quisermos. Depende da nossa vontade e habilidade somente. O que é o fogo nessa metáfora? Meus dears, já disse que a resposta para tudo não tenho... Só sei que não é mole produzir esse fogo, alimentá-lo, mante-lo vivo, trabalhar com ele sem se machucar, entre otras cositas...


É isso! Pense bem, não vacile com quem te ama... e até o próximo post!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabiola ....
E a mulher da minha vida sera que ela vai consegui me fazer feliz.......
ser feliz com a mulher que eu amo e tudo que eu sempre quis.

Postar um comentário