quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A namorada nova versus a namorada velha...

Como somos insensatos! Queremos tudo conquistar, como se tivéssemos tempo de tudo possuir. - Frederico II
Boa noite amigos,

Obrigada pelas visitas que muito me alegram e espero que este blog esteja lhes proporcionando ao menos, uma boa leitura!
Estive martelando esse assunto na minha cabeça a semana toda, mas as palavras que às vezes pulam da mão hoje se fazem de difícil comigo...^_^
Gostaria de falar um pouco sobre relacionamentos de longo termo versus relações breves... ou em meu vocabulário pessoal, sobre a diferença entre um/a namorado/a novo/a, e um/a namorado/a velho/a, tb conhecida como esposo/a!
Gente, já viu casal de recém-namorados? É um beija daqui, dali, de lá... a mão então? Só pode estar com supercola, pq não solta do outro. Conversam por hooooras a fio, a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada. Saem, passam o dia coladinhos, depois vão pra casa e assim que chegam... se ligam! Haja bolso pra bancar outra hoooora de conversa se segue...
Bem, não é difícil olhar para um casal assim e até sentir uma dorzinha de cotovelo: ... mas o que aconteceu pra tudo mudar tanto? Só o tempo passou, poxa...
Porque, ó Senhor, quando eu ligo no trabalho dele, a ligação tem que ser tão rápida, objetiva? Porque cargas d'água quando eu a busco no trabalho ela desaba no banco do passageiro e diz: tô morta, pede uma pizza hj pra gente? O que houve com a gente?

Porque mudam tanto as dinâmicas entre um casal ao longo do tempo?
Pura rotina? Afinal, quem é esse monstro arrasa-quarteirão que em teoria, troca aquele rapaz educado por aquele homem que faz xixi de porta aberta na sua casa? Será mesmo a rotina a responsável por colocar no quarto onde havia uma mulher sexy e encantadora essa outra coisa, com cabelo desgrenhado e camiseta de propaganda como pijama?

Sei lá amigos... mas... porque falar ainda é de graça, lanço minha teoria:
Amamos conquistar!
O ser humano é curioso por natureza e acho que a etapa inicial de um relacionamento pode ser vista como uma missão de exploração a esse universo desconhecido chamado O OUTRO.
Ansiamos pelo outro!
Temos dentro de nós aquele comichão inexplicável que nos cria uma necessidade urgente: PRECISAMOS saber mais daquele desconhecido que nos fascina... queremos entender porque ELE ou ELA mexe tanto com a gente, a ponto de nos corar a face, nos fazer gaguejar, ou nos fazer chorar diante do guarda-roupa lotado, porque ali, naquela hora, vc sente que não tem nada que preste naquela pilha de trapos que possa te tornar irresitível pra ele, e ele acabou de ligar convidando pra um cinema!!


O jogo da conquista nos move! Justamente ela, que desde que o mundo é mundo nos permeia... Fomos à lua, só pra ver se ela era de queijo mesmo! Conquistamos terras, países, virgens e o primeiro lugar da Billboard. Nos livros e obras de ficção então, o ser humano já conquistou até o Universo!
Temos enciclopédias que ilustram em detalhes as estratégias para conquistas importantes da humanidade! Louvamos as conquistas...somos praticamente programados para elas!
Em busca do outro entramos em contato com nossos instintos mais elementais. O namorado ou namorada torna-se uma urgência quase visceral para o apaixonado e para estar com ele, este será capaz de realizar o impossível! O mundo gira diferente... e tudo que importa é estar com o outro!

Mas ai o tempo passa né?
E todo namoro bem-sucedido dura. Duuuura. Duuuuuuuura. Duuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuura.
E com o tempo, desbravamos aquele outro! Conhecemos os hábitos, os anseios, os sonhos, os medos...
Nos familiarizamos com a estrutura do outro: família, amigos, cão, gato, papagaio e periquito... Na casa, já sabemos onde fica o sabonete, o absorvente e a lâmina de barbear...
Confesso que acho que isso é lindo!
Aproxima o casal demais! O casal ganha intimidade, e é ela que vai fundamentar a confiança de que aquele pitelzinho ali do seu lado é o seu sapato furado, senhor meia velha!
Conquistamos a nossa Roma! Conquistamos o mundo!
Mas ao passo que na área da conquista agimos quase que por instinto, depois de conquistar vem a fase do: MANTER.

Não sei se você já notou, mas...
Não se encontram por aí muitos monumentos dedicados aos grandes mantenedores de coisa alguma....
Nos livros de história a manutenção dos governos não tem o mesmo destaque...

Nas revistas da moda tampouco vemos uma matéria de primeira página intitulada: Mantenha-se bem! Mas se vc for hoje às bancas encontrará muitas com a expressão "Conquiste seu gato!" de mil formas diferentes.
Pois é.... valorizamos o momento da conquista, mas tendemos a esquecer como lidávamos com as imperfeições do atual consorte, na época quando esse  era apenas o alvo do nosso interesse.
Afinal, convenhamos, durante a fase namoral, tudo é lindo não é mesmo?
Falta um dente na frente? ai, mas o sorriso dele é tão charmoso!
Ele ronca? Ai, mas eu não consigo dormir longe daquele abraço...
Ela bebe demais? Ai, ela é tão verdadeira, tão real, não é mesmo?
Manter, meus amigos, não é sexy... não dá capa da Caras pra ninguém segurar os cabelos dela enquanto ela vomita porque comeu algo que não fez bem na festa de ontem... ou costurar os botões da camisa dele mesmo sem saber segurar direito agulha e linha porque é a melhor camisa dele e ele está com a cabeça na lua pensando na entrevista de emprego de amanhã cedo...
Não temos mais a urgência visceral do toque do corpo, é verdade, mas contamos com a intimidade das almas... Sim, e ele faz xixi de porta aberta, mas só porque sente que está em casa... e sim, ela fica horrorosa na cama, mas porque sente que o quarto hoje é um lugar em que pode ser ela mesma! Ficaram pra trás os joguinhos de conquista, em que cada um fica fazendo seu marketing pessoal e entra em cena uma amizade verdadeira, única e insubstituível!
Ta bom... eu sei q xixi de porta aberta e mocréia na cama é horrível! Mas a intimidade também dá espaço para o diálogo, e com o diálogo podemos estabelecer contratos novos... Se pra você for imprescindível a porta fechada, converse poxa vida! Mas lembre-se de ceder também. Lembre-se de que esse é o seu sapato velho, senhora meia furada!

No meu caso, hj eu vivo em um mundo em que eu sonho com um banheiro com a tampa abaixada! Reclamo disso, falo, imprimo folhetos educacionais, dou video aula de presente.... mas tenho em mente que só de ele se esforçar em lembrar de abaixar a tampa ele vai me fazer feliz... Porque pra mim, numa relação a dois, esforço é resultado! 

Se você parar pra pensar vai perceber....que o que apreciamos tanto na conquista é justamente o esforço que é feito para chegar ao outro....

Chega, falei demais!
Opine, reflita, valorize os esforços diários de quem vc ama....
e até o próximo post!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom,eu tenho que comentar.... amei o seu post, leitura gostosa que fez refletir! Beijos, continue trazendo suas idéias aqui que é muito gostoso ler. Juliana

Postar um comentário